"Todo o indivíduo tem direito a liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão". Art.19 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada em 10 de dezembro de 1948.
MUNDANÇAS DE HÁBITOS:
"-Toda Renúncia tem um Resultado."
Gn. 12; 1-3
"-Cuidado com as cartas dos dos Inimigos!"
"-Do Amigo fale Bem. Do Inimigo, nem Bem nem Mal."
"-Temos que Guardar nossas reservas, não revelando tudo ás Pessoas."
"-O que Estamos Fazendo com Aquilo que Deus nos Dá?"
ONGS:
ONGS:
"Pelos Caminhos do Mundo,
Existem o mal e o bem!
Ajude sempre que possa,
Não olhe como e a quem!
Quem dá aos pobres, empresta.
Faça do Estranho um irmão.
Deus paga bem, e depressa, quem estender sua mão.
(Antônio Pensamento da Silva / Compositor, Cantor e Ator-Mineiro)
O Antonio Marcos (In-memoriam)
A B O N G
A Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG) é a entidade representativa das Ongs no Brasil e que se define como uma rede a serviçõ o de um mundo mais justo, solidário e sustentável. No site, há informes sobre ONGs, a seção de olho em Brasília e notícias sobre a agenda mundial e nacional do terceiro setor, além de publicações da ABONG.
A SOPAI /// ABONG ///IDEC-CIDADANIA E DIREITO /// TRANSPARÊNCIA BRASIL /// ANACE /// ADOTE ///CONSELHO DA COMUNIDADE DE FORTALEZA /// INSTITUTO HISTÓRIA VIVA /// FORUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA /// DESÁFIO JOVEM DO CEARÁ /// LBV /// APAE BRASIL /// DAVIS LAR /// PASTORAL OPERÁRIA /// REDE PETECA /// BANCOS DE LEITE /// CVV /// INSTITUTO VOLUNTÁRIOS SEMEADORES /// AMIGOS DE JESUS-APOIO A CRIANÇA COM CANCER ///FUNDAÇÃO DEUSIMAR QUEIROZ-CADEIRAS DE RODAS /// IPREDE /// PROJETO VÊNUS /// PROGRAMA GERAÇÃO DE PAZ ///HOMENS UNIDOS PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER ///CARTA DA TERRA (ONU) /// CASA DE RETIROS DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA ///FUNDAÇÃO VERDE ///ACT-ALIANÇA DE CONTROLE DO TABAGISMO /// ALCOÓLICOS ANÔNIMOS ///ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DISLEXIA /// CELEBRANDO RESTAURAÇÃO-IBC /// MATÉRIA SOBRE BANCOS DE LEITES HUMANOS ///ASSOCIAÇÃO PETER PAN /// PROGRAMA GERAÇÃO DE PAZ /// FENAJ ///SINDJORCE /// ACEJI ///ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS /// ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO.
Como um projeto criado há mais de 58 anos que sempre pretendeu mudar a visão dos serviços atendidos pelo SUS, a SOPAI HOSPITAL INFANTIL surpreende hoje pela qualidade da sua estrutura e pelo atendimento prestado à sociedade cearense. Criada pelo doutor Luis Braga França Ferreira, conhecido nacionalmente como Dr. Luis França, formou-se pela Faculdade de Medicina de Recife – Pernambuco, em dezembro de 1944. Fez estágio em Pediatria no Hospital Infantil Manoel Almeida de Recife. Concluído seu estágio, voltou à Fortaleza, sua cidade natal.
O médico pediatra Luis França instalou seu consultório no Edifício Diogo, no centro da cidade de Fortaleza, estado do Ceará. Assim anunciou no Jornal O POVO : “ Dr. Luis França (doença de criança) consultas Ed. Diogo – sala 41 tel: 3146 das 14 às 19 horas” . A aceitação pelas mães das crianças de varias classes sociais da capital foi rápida; e estas senhoras, a cada atendimento, aconselhavam o médico a mudar-se para local mais movimentado. Porém, o Dr.Luis França, sensibilizado com a pobreza existente nos bairros de Fortaleza, acabou optando pela Barra do Ceará.
O renomado pediatra surpreendeu-se pela frequência de mães carentes. Assim, com mãos à obra, procurou logo ampliar as enfermarias para atendimento gratuito. No dia 25 de maio de 1959, criou a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (SOPAI). Em 18 de abril de 1962, registrou o Estatuto Social no Cartório Pergentino Maia, no livro de Registro de Pessoas Jurídicas nº 09, folha nº 233, sob o nº 1.579.
Pela importância dos serviços prestados às crianças e à juventude carente dos vários bairros compreendidos pela região da Barra do Ceará, além de atender outras crianças de regiões e municípios adjacentes à zona metropolitana de Fortaleza, a SOPAI HOSPITAL INFANTIL foi considerada de Utilidade Pública pela Prefeitura Municipal de Fortaleza em 02 de julho de 1963, pelo Estado do Ceará em 09 de outubro de 1967 e pelo Governo Federal em 31 de Janeiro de 1973.
Com o falecimento do Dr. Luis França, o Dr. João França Neto, filho e sucessor, e também médico pediatra, assumiu a presidência da SOPAI. Através da sua dinâmica administrativa tornou a entidade mais objetiva para cumprir sua finalidade, modificou o Estatuto Social, ampliou as áreas de ação, firmou convênios com poderes públicos, montou leitos de retaguarda e leitos de isolamento para doenças infecto-contagiosas. Além disso, hoje o hospital conta com leitos para atendimento de saúde mental, sendo um dos principais do Norte-Nordeste, e ainda, firmando parcerias com associações congêneres e líderes comunitários, sempre apoiado pelos conselhos tutelares.
Na sede da SOPAI presta-se serviços de medicina preventiva às crianças da comunidade, como: palestras sobre higiene e drogas, consultas, distribuição de medicamentos, translado de crianças enfermas para qualquer hospital através da Central de Regulação, exames complementares e alimentação completa para as mães acompanhantes dos pacientes internados. O hospital conta ainda com exames de raio-x, eletroencefalograma, ultrassom, exames de tomografia computadorizada e também exames laboratoriais. Assim se define a SOPAI: Amor de mãe, proteção de pai.
IDEC: CIDADANIA E DIREITO.
Quem Somos:
Conheça um pouco de nossa missão, valores e como funciona nossa estrutura interna.
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos.
Fundado em 1987 por um grupo de voluntários, nossa missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos como você.
Somos uma organização prestigiada dentro e fora do Brasil. Acumulamos lutas e conquistas importantes que só foram possíveis devido a ajuda de nossos associados e parceiros, que contribuem para autonomia de nosso trabalho.
Além disso, mantemos canais de comunicação exclusivos para nossos associados, como a Revista do Idec, o Idec Orienta e os atendimentos presenciais, por e-mail ou por telefone.
Como uma associação civil, somos estruturados por uma Assembleia Geral e por conselhos. Veja a seguir o papel de cada um:
Assembleia Geral: composta por associados plenos, é o nosso órgão máximo. Discute e aprova questões relacionadas à atuação do Instituto, como prestação de contas e eventuais mudanças em seu estatuto. É o grupo que elege nosso Conselho Diretor e Fiscal.
Conselho Diretor: é responsável por estabelecer as diretrizes para nossa atuação. Esse time é composto por oito membros e é renovado a cada dois anos. por eleição. É quem nomeia o titular da Coordenação Executiva e escolhe os membros do Conselho Consultivo.
Conselho Fiscal: acompanha e fiscaliza a execução orçamentária, as contas e o movimento contábil da entidade.
Conselho Consultivo: tem a missão de zelar pelo prestígio da organização e opinar sobre assuntos de relevância.
Nenhum conselheiro recebe remuneração ou ajuda financeira para exercer essas funções.
A Transparência Brasil foca sua atuação na busca pela integridade do poder público, principalmente por meio do aumento da informação disponível. Seu trabalho é dividido em duas áreas: monitoramento das instituições e advocacy.
O primeiro diz respeito a processamento e análise de dados públicos brutos e à sua tradução em informação útil para o cidadão. Ele é realizado por meio das seguintes atividades:
Criação de instrumentos na Internet para propiciar o monitoramento do fenômeno da corrupção. Ver aqui as ferramentas disponíveis.
Produção de relatórios, estudos e levantamentos empíricos sobre a incidência do problema da corrupção em diferentes instituições, esferas e níveis de governos. Ver aqui o resultado desses trabalhos.
O segundo diz respeito ao fomento do debate público sobre temas relevantes envolvendo corrupção e integridade das instituições. Essa parte do trabalho é realizada por meio do engajamento nas seguintes atividades:
Participação dos conselhos de Transparência da Controladoria Geral da União, do Senado Federal e do governo do Estado de São Paulo.
Colaboração na mídia, por meio de entrevistas, levantamentos exclusivos ou artigos.
Veja aqui uma seleção dos principais artigos escritos por seus representantes e das reportagens que mencionam a Transparência Brasil ou se baseiam no seu trabalho.
QUEM SOMOS:
A ANACE representa os interesses dos consumidores brasileiros que têm a energia, em seu mais amplo sentido, como um componente estratégico de suas atividades-fim e que avaliam que os atuais cenários mundial e doméstico, além de influenciar suas decisões empresariais, podem representar riscos para os seus negócios. A ANACE reúne entre seus associados, consumidores com carga aproximada de 3.000 MW médios, envolvendo unidades industriais e comerciais conectados em Alta, Média e Baixa Tensão.
MISSÃO:
Promover, defender e administrar os interesses comuns das empresas associadas, tendo como objetivo principal a representação institucional das mesmas em relação a seus direitos, demandas, protestos, perante as demais entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras do setor energético. http://www.anacebrasil.org.br/
Foram 165 dias aguardando um transplante cardíaco. Infelizmente, a espera de Eduardo G. de Assis terminou sem um final feliz, no dia 28 de maio de 1998, quando seu coração bateu pela última vez. Apesar da saudade constante, Francisco Neto de Assis – pai e protetor – não se deixou abater e iniciou uma trajetória para que a doação de órgãos fosse intensificada no Brasil.
O resultado deste esforço fez surgir a ADOTE (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos), uma organização sem fins lucrativos e não governamental que busca conscientizar e informar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos.
Seja um(a) Doador(a):
De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado. Enquanto em países como Espanha – referência mundial quando o assunto é transplante – são registrados perto de 40 por milhão, no Brasil essa taxa está próxima de 15.
NO BRASIL,PARA SER DOADOR É PRECISO COMUNICAR À FAMÍLIA, pois somente os parentes podem autorizar a doação.
Diversos fatores contribuem para este número, mas um dos principais é a negação familiar, uma vez que no Brasil, para ser doador, não é preciso deixar nada por escrito, e sim comunicar à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação. Para mudar este quadro e permitir que cada vez mais pessoas que estão na fila dos transplantes possam voltar a desfrutar de uma vida confortável, é essencial inserir a temática da doação no cotidiano, dentro das escolas e faculdades de medicina, e também desfazer mitos que circulam entre a população.
É importante ressaltar, por exemplo, que não existe um mercado negro de órgãos, e que todas as religiões enxergam a doação como um ato de caridade e amor ao próximo. Além disso, os transplantes ocorrem através de uma cirurgia tradicional e ao fim do procedimento o corpo é reconstituído, podendo ser velado normalmente. A doação de órgãos e tecidos pode ocorrer após a constatação de morte encefálica, que é a interrupção irreversível das funções cerebrais, ou em vida.
UM DOADORapós a constatação de morte encefálica É CAPAZ DE SALVAR MAIS DE VINTE PESSOAS.
No primeiro caso, o doador é capaz de salvar mais de vinte pessoas, podendo doar córneas, coração, fígado, pulmão, rim, pâncreas, ossos, vasos sanguíneos, pele, tendões e cartilagem. O doador em vida, por sua vez, deve ter mais de 21 anos e boas condições de saúde. A doação ocorre somente se o transplante não comprometer suas aptidões vitais. Rim, medula óssea e parte do fígado ou pulmão podem ser doados entre cônjuges ou parentes de até quarto grau com compatibilidade sanguínea. No caso de não familiares, a doação só acontece mediante autorização judicial.
Av. Alcindo Cacela - no. 1092, Sala B - Umarizal - Belém, PA - CEP 66.040-020 - adote@adote.org.br
CONSELHO DA COMARCA DE FORTALEZA:
QUEM SOMOS:
O Conselho da Comunidade da Comarca de Fortaleza, é um Órgão da Execução Penal, (Artigo 81 e Artigo 82 da LEP - Lei de Execução Penal - 7.210/84. Constituído e Instalado pela Portaria 07/2014, de 07 de agosto de 2014 DJCE. O Conselho da Comunidade, tem por missão, entre outras, a de fiscalizar o Sistema Prisional na Comarca de Fortaleza. Dar apoio ao preso nos diferentes regimes (fechado, semiaberto, aberto e em livramento condicional), bem como ao egresso e aos seus familiares, também faz parte da Missão dos Conselhos de Comunidade de Execução Penal.
ENTIDADES E INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM O CONSELHO DA COMUNIDADE:
AACRIFOR:Associação dos Advogados Criminalistas De Fortaleza E Região Metropolitana
AAPEC: Associação dos Auditores e Peritos Contadores do Estado do Ceará
ACECCI: Associação Cearense de Combate a Corrupção e Impunidade
ACEDH:Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos
ACEJI:Associação Cearense de Jornalistas do Interior
ACPLA:Associação Cultural Afro Brasileiro Pai Luiz de Aruanda
AMAFAMILIA:Associação dos Membros e Amigos da Família Bezerra
AMBJ:Associação dos Moradores do Bairro Bom Jardim
APL: Associação dos Privados de Liberdade do Estado do Ceará
ASSECUM:Associação dos Servidores da Educação e Cultura do Município
CONJUNTO SÃO BERNARDO: Associação de Moradores do,
CONFETRAF BRASIL:Conf. Nac. dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Brasil
CRESS: Conselho Regional de Assistentes Sociais
DPGE: Defensoria Publica Geral do Estado
IBC: Igreja Batista Central
IICEC: Instituto de Investigações Confidenciais do Estado do Ceará
INSTITUTO SINERGIA SOCIAL:
INSTITUTO RIVIERA:
JANUSInstituto de Consciência Global e Ecologia Social
MPCE: MINISTÉRIO PUBLICO DO CEARÁ
OAB: - Ordem dos Advogados do Brasil
Pastoral Carcerária: Arquidiosese de Fortaleza
SENAC: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
SENAI: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
SINDASP/CE: Sind. dos Agentes e Servidores Públicos do Sist. Penitenciário do Ceará
SINDCONT: Sindicato dos Contabilistas no Estado do Ceará
SINDIONIBUS: Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará
SINPOL-CESindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará
SINTEST-CE Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Ceará
SOBEP-SOCIEDADE BENEFICENTE EDUCACIONAL DE PARANGABA
MISSÃO:
Capacitar o encarcerado, ao egresso e seus familiares, promover a REINSERÇÃO SOCIAL, oferecendo OPORTUNIDADE DE TRABALHO, investir na prevenção, OFERECER POSSIBILIDADES aos filhos dos presos e/ou dos reeducando, visando que estes não sigam ao caminho dos pais.
Conselho da Comunidade, como instituição para explicitar e intermediar a participação ativa da comunidade na execução da política penitenciária, tendo origem na própria comunidade, para enfrentar os desafios da própria sociedade, através de uma política de mobilização, de defesa de direitos e de execução de ações para a reinserção social de detentos e egressos, tendo como baluarte a dignidade da pessoa humana.
Diferente dos demais órgãos, o Conselho da Comunidade tem como objetivo precípuo, ser o elo entre as muralhas da prisão e o mundo exterior, onde o apenado deixou sua vida. Sim, pois, após a prisionalização, não há que se falar em vida, sem o devido respaldo de direitos e garantias que os reclusos têm.
SEDE PROVISORIA:
R. Des. Floriano Benevides Magalhães,220 - Sala da 2ª VEP-
O Instituto já formou mais de 3.500 voluntários, entre eles, pessoas da comunidade e colaboradores de empresas que contratam o treinamento. Eles atendem cerca de 16 mil pessoas em sete estados do Brasil.
Desde o ano 2005, graças ao trabalho de tanta gente legal, colecionamos alguns prêmios importantes. Um deles, particularmente, nos enche de orgulho. É o Troféu de Honra Dra. Zilda Neumann, que nos reconhece como referência para o desenvolvimento da educação no Brasil.
VOCÊ ACREDITA EM MÁGICA?
Se você, assim como nós, acredita na magia da contação de história, venha participar do nosso treinamento e se torne um voluntário.
Ele acontece duas vezes ao ano e é divulgado em nossas redes sociais.
Fique ligado!
FAÇA A MAGIA ACONTECER
JUNTOS POR UM SONHO
Nosso sonho só continua crescendo porque temos amigos incríveis.
São 8 instituições parceiras e várias empresas que já contrataram nossos serviços. E você também pode se juntar a nós, seja por doações, patrocínio ou contratando treinamentos para os colaboradores da sua empresa.
Fale com a gente e nos ajude a mudar o mundo!
QUERO SER UM PARCEIRO
UM LUGAR ENCANTADO
O Instituto História Viva® é um verdadeiro sonho que virou realidade. Aqui, a magia acontece: pessoas são transformadas em ouvidores e contadores de histórias.
Elas vão a lares de idosos, escutam as histórias dos velhinhos e em um passe de mágica as transformam em contos de fadas para criancinhas que estão nos hospitais e casa lares e, em troca, recebem sorrisos e desenhos, que são compartilhados com os verdadeiros donos das histórias.
Os contadores também levam contos tradicionais para pacientes de todas as idades em hospitais e institutos de cegos.
Somos uma instituição que existe desde 1975 e acreditamos em você!O tratamento é gratuito.
Venha nos conhecer.
Nós do Desafio Jovem do Ceará existimos para informar a você, usuário ou familiar de um dependente químico, que uma vida sem droga é possível e que a dependência química tem tratamento. Aqui oferecemos os serviços de Assistência Social, Psicologia, Terapia Ocupacional, Educação e Orientação Espiritual para tentar traçar, em conjunção com a família, um caminho para novos destinos. No DJC-SM, funciona, todas as quintas feiras, de 9 as 11 e meia, uma sala de NAR ANON. Todos os familiares de dependentes químicos, que desejarem, podem participar.
DOAÇÕES:
Em virtude de nossos serviços serem gratuitos divulgamos nossas contas
bancárias para que as pessoas que desejam participar desta missão,
possam fazer doações.
Bradesco:
Agência 564-9 Conta Corrente 45.000-6
Banco do Brasil:
Agência 2906-8 Conta Corrente 13.224-1
Caixa Econômica Federal:
Ag. 0619 - Operação 003 - C/C 2002-8
Conta de Luz:
Doar através de sua conta de energia. Ligue para 3052 7200 e
autorize o débito em sua conta.
Doando para o Desafio Jovem do Ceará - Dr. Silas Munguba, você participa de
ações que transformam vidas, despertam e renovam
sonhos adormecidos e levam esperança a centenas de pessoas que perderam a
alegria e o desejo de viver.
Outras Doações:
Recebemos também doações de alimentos, notas e cupons fiscais, material de
limpeza e higiene pessoal, etc.
O Desafio Jovem do Ceará-Dr. Silas Munguba tem resgatado vidas e restaurado
famílias desde 1975.
Divulgue o nosso trabalho.
Amar é mais do que desejar ao próximo o que você gostaria de
ter; É proporcionar, favorecer.
Doação de Alimentos:
Nós do Desafio Jovem do Ceará, atendemos aos dependentes químicos e familiares de forma gratuita, por isso o apoio da sociedade é fundamental.O
dependente químico necessita de uma boa alimentação para ajudar em sua recuperação e manter seu corpo saudável, por isso, oferecemos aos nossos
recuperandos 6 alimentações todos os dias da semana. O custo com isso é muito alto e você pode nos ajudar doando alimentos não perecíveis e
perecíveis. Entre em contato conosco através destes telefones:
Fundada em 1º de janeiro de 1950 (Dia da Paz e da Confraternização Universal) pelo poeta e radialista Alziro Zarur, a Legião da Boa Vontade (LBV) tem como diretor-presidente José de Paiva Netto.
A LBV é uma associação civil de direito privado, beneficente, filantrópica, educacional, cultural, filosófica, ecumênica, altruística e sem fins econômicos, reconhecida no Brasil e no exterior por seu trabalho nas áreas da educação e da assistência social. Atua em prol de famílias de baixa renda, somando ao auxílio material os valores da Espiritualidade Ecumênica. Nessas mais de seis décadas, o ideal de Boa Vontade inspirou também a atuação da LBV da Argentina, da Bolívia, dos Estados Unidos, do Paraguai, de Portugal e do Uruguai, nas quais as atividades são mantidas graças a doações da população local.
Inclusão dos direitos das pessoas com deficiência em todas as políticas públicas.
TRABALHO EM COMUNIDADE:
Estabelecer alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de
vida e para a inclusão da pessoa com deficiência.
PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL:
Atenção integral da pessoa com deficiência, em todo o seu ciclo de vida.
APOIO À FAMÍLIA:
Aferece informações para que a família saiba lidar com o familiar deficiente.
APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR:
Atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum.
ESCOLA ESPECIAL DA APAE:
Acolhimento aos estudantes com deficiência intelectual e múltipla nas séries iniciais do ensino
fundamental, quando necessitam de apoio intensivo.
INCLUSÃO NO TRABALHO:
articulação com os vários setores e preparação do estudante/trabalhador parao processo de inclusão social.
AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORIA:
Cria situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiência intelectual.
Projetos estruturantes da Rede Apae
E-mail: fenapaes@apaebrasil.org.br
Telefones: +55 (61) 3224-9922 e +55 (61) 3223-8072
LAR DAVYS:
O que é ?
O Lar Davis é uma instituição que tem como foco restaurar e preparar vidas. Acolhendo crianças que vivem em situação de risco, levando-as a habitar em um lugar digno, com boa alimentação, educação, cuidado e proteção. Atuando há 14 anos no Brasil e fundado pelos americanos Mark e Paige Anderson, essa organização já transformou muitas vidas e continua a lutar contra desafios diários, sobrevivendo com doações, parcerias e convênios, sempre com determinação e nunca abandonando o sonho de ver adultos atuantes.
História do Lar:
O Lar de Crianças Sara e Burton Davis foi fundado em 2001 com o objetivo de abrigar crianças e adolescentes vítimas de vulnerabilidade social. A ideia surgiu de uma senhora chamada Betty Brown, visitou o Brasil e se impressionou com o número de crianças vitimizadas. Sendo assim, ela doou parte de sua herança para construir um abrigo que cuidasse dessas crianças. O nome da instituição LAR DE CRIANÇAS SARA E BURTON DAVIS foi uma homenagem feita a um casal de médicos e missionários que trabalharam muito anos no Brasil, defendendo as causas sociais. O Lar Davis é mantido apenas por doações voluntárias, ofertas recebidas de igrejas e parcerias com algumas empresas.
Visão:
Ser uma rede de atendimento às crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social no Brasil.
Missão:
Acolher e propiciar cuidado integral, às crianças e adolescentes que sofreram negligência e violência, oportunizando que se tornem cidadãos dignos e produtivos, priorizando o seu encaminhamento a uma convivência familiar saudável.
Valores:
Fidelidade aos princípios bíblicos;
Respeito à integridade humana;
Cultura de Paz;
Reconhecimento do direito a uma convivência familiar saudável;
Ética e Legalidade;
Profissionalismo e comprometimento;
Exercício pleno da cidadania.
Porque Deus manda:
(Tiago 1:27) "A religião pura e imaculada para
com Deus, o Pai, é esta:
Visitar os órfãos e as viúvas nas suas
tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo".
CONTATOS:
Localização:Praça Araças, 14 Patacas CEP 61.756-000 - Aquiraz - Ce - Brasil
Somos uma Pastoral Social a serviço da classe trabalhadora urbana, organizada, composta e dirigida pelos trabalhadores/as. Fazemos parte das Pastorais Sociais da Comissão para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A Pastoral Operária é espaço para reflexão da vida dos trabalhadores e das trabalhadoras à luz da Bíbliae da Doutrina Social da Igreja. Atua como presença da Igreja junto à classe trabalhadora e presença da classe trabalhadora na Igreja, no compromisso de agir com o povo e não para o povo, com o objetivo de resgatar a cidadania plena e o protagonismo dos/as empregados/as formais, informais e desempregados/as, na construção da sociedade justa e solidária, tendo como chave, a questão do trabalho, dentro nossos desafios principais.
A Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil é um projeto que visa a promoção dos direitos da criança e do adolescente e a erradicação do trabalho infantil no país a partir da comunicação. Buscamos disseminar informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio disponíveis no site e nas páginas do YouTube e do Facebook da Rede Peteca. O intuito é articular atores estratégicos, engajar a sociedade em torno da questão e influenciar políticas públicas (advocacy) que contribuam para o fim do trabalho infantil. O projeto, lançado em 26 de setembro de 2016, é resultante da parceria entre a Associação Cidade Escola Aprendiz, o Ministério Público do Trabalho e a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE).
O nome do projeto bem descreve nossas ações e objetivos. Trabalhamos em rede porque entendemos que a intersetorialidade é imprescindível para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. O objetivo da Rede Peteca é contribuir na formação e informação dos agentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), governo e sociedade civil.
Símbolo:
Peteca simboliza o lúdico e o brincar, um dos direitos fundamentais subtraídos da criança explorada pelo trabalho. Também representa o desafio de unir todos na luta contra o trabalho infantil, como acontece na modalidade esportiva que traz esse nome: jogo que se joga com muitas mãos. Aqui, buscamos unir as mãos da comunicação, do sistema de Justiça, da assistência social, da educação, da saúde, dos conselhos, da sociedade civil, dos adolescentes e jovens, das famílias, dentre tantas outras, para acabar com o trabalho infantil.
O MPT também adotou esse nome para o programa que desenvolve no Ceará, em parceria com em parceria com a APDMCE, as Secretarias Municipais de Educação, dentre outros órgãos e entidades da rede de proteção, com o objetivo de conscientizar a sociedade, a partir da comunidade escolar, sobre os prejuízos do trabalho infantil. As mãos, agora, cruzam as fronteiras cearenses e ganham força nacional, com a criação da plataformaRede Peteca – Chega de Trabalho Infantil.
Precisamos de ações efetivas – a comunicação é reconhecida como uma das principais ferramentas de desenvolvimento e transformação social. Fortalecendo as ações de comunicação, mobilização e conscientização, a Frente de Comunicação para o Desenvolvimento da Cidade Escola Aprendiz, ao lado da APDMCE, do MPT ede futuros parceiros,reafirmam, por meio da Rede Peteca, o compromisso com a agenda de proteção absoluta dos direitos das crianças e dos adolescentes.
BANCOS DE LEITE EM FORTALEZA:
Hospital Infantil Albert Sabin:
R. Tertuliano Sales, 544-B - Vila União - Das 07h00min. às 17h00min.
De Segunda a Sexta-Feira
Tels.: 0800 280 4169 ou 3101-4189
Hospital Geral Dr. César Cals:
Av. Do Imperador,545-Centro-24 horas-0800 286 5678 ou 3101-5367
Hospital Geral de Fortaleza:
R. Ávila Goulart,90-Papicu-08h00min às 17h00min
(A 10 Minutos do Terminal)
De Segunda a Sexta-Feira / Tel. 3101-3335
Maternidade-Escola:
R. Cel.Nunes de Melo,s/n-Rodolfo Teófilo-07 às 09-Seg.a Sexta-Feira-3366-8509
FONTE: Diário do Nordeste - 01:00 · 18.11.2016
TN: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2016 - 04h15min - Manuel Pereira
O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
AGENDA DE CURSOS:
Em 2016 teremos vários cursos para novos voluntários, acompanhe consultando esta pagina ou escreva para central@cvv.org.br para receber maiores informações e se inscrever.
Endereço: Centro de Assistência do Corpo de Bombeiros, na Av. João de Barros, 380, Boa Vista Horário: das às 8:30 até 17:30 no sábado e de 8:30 até 12:00 no domingo
Uma instituição dedicada a promover a nutrição e o desenvolvimento na primeira infância articulando-os com ações que visam ao
fortalecimento das mulheres e da inclusão social de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e pobreza. Sua ação
assistencial está sistematizada em três Programas:
PROJETO VÊNUS:
O que é o Projeto Vênus:O Projeto Venus propõe uma visão alternativa do que o futuro pode ser, se aplicarmos o que já sabemos, para alcançarmos uma nova civilização mundial sustentável. Ele prescreve uma reformulação objetiva da nossa cultura, em que as deficiências milenares da guerra, pobreza, fome, dívida e sofrimento humano desnecessário sejam vistas não só como evitáveis, mas como totalmente inaceitáveis. Qualquer coisa menos que isso resultará em uma continuação do mesmo catálogo de problemas inerentes ao mundo de hoje. Atualmente, muitas pessoas acreditam que é necessário um senso de padrões éticos mais elevados, e a promulgação de leis internacionais para garantir uma sociedade global sustentável.
Programa, criado em 22 de setembro de 2010, visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais. O Programa busca tornar a escola, onde estiver inserida, num espaço estratégico para transformação social, por meio da geração de uma cultura de paz, mediante políticas públicas que favoreçam ações intersetoriais e direcionem recursos financeiros, tecnológicos e intelectuais para construção de capacidades que resultem na articulação permanente entre escola, família e comunidade.
A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) é uma entidade privada, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, que tem por finalidade promover, coordenar e executar ações, projetos e programas; promover e organizar seminários, simpósios e outros foros de debates sobre questões relacionadas aos objetivos, bem como eventos, cursos de formação e concursos.
A FVHD pode constituir centro de pesquisas e estudos para o desenvolvimento e a difusão da cultura, política, ecologia e meio ambiente; colaborar com os poderes públicos e com as instituições culturais e ambientais particulares, em tudo quanto condiga com o progresso político, ambiental e cultural do país; criar centros educacionais de natureza assistencial, destinadas à formação política, ambiental e cultural de crianças, jovens e adultos.
A FVHD foi instituída com fundamento no Código Civil, artigos 2.031 e 2.032, protocolada e registrada no cartório do 3º Ofício de Notas e Protestos de Títulos do Distrito Federal sob o nº 073103, em 25/07/2007.
A ACT+ é uma organização não governamental focada no controle do tabagismo e no controle das doenças crônicas não transmissíveis. São promovidas e executadas ações de advocacy, mobilização, comunicação, pesquisas e acompanhamento da implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco e do Plano de Ações para o Enfrentamento das DCNT. As atividades são realizadas com o apoio de uma rede formada por representantes da sociedade civil e cidadãos comprometidos com a promoção da saúde pública.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.
A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas.
Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.
Associação Nacional de Dislexia:
Quem Somos
Quem de nós não conhece ou já ouviu falar de uma criança que tenha tido dificuldade para aprender a ler ou a escrever e que durante boa parte da vida escolar, necessitou acompanhamento de professores particulares, e, ainda assim só conseguiu obter resultados abaixo do esperado. Muitas dessas crianças até concluem sua vida escolar, mas suas dificuldades persistem pela vida adulta. Indivíduos com dislexia necessitam de programas especiais para aprender a ler, escrever e soletrar. O currículo escolar nem sempre é o adequado.
A Associação Nacional de Dislexia - AND – fundada em 7 de novembro de 2000, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com objetivos científico - culturais e sociais. A Associação Nacional de Dislexia tem por finalidade congregar fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, pedagogos, médicos, profissionais de áreas afins, pais, disléxicos, instituições e associações que se dediquem ao aprofundamento dos estudos sobre dislexia, com o objetivo de:
Promover o conhecimento e a compreensão do fenômeno da dislexia, através do aprofundamento dos estudos e de pesquisas científicas, assim como oferecer apoio profissional aos que se dedicam a este tema.
Promover palestras informativas e dinâmicas de grupos para pais e escolas.
Criar espaços de reflexão, estudo de casos e supervisão clínica para os profissionais das áreas de fonoaudiologia e psicopedagogia.
Editar publicações sobre os temas pertinentes à dislexia.
Acompanhar, opinar, oferecer subsídios e, se possível, colaborar na elaboração de projetos de lei, regulamentos, resoluções e procedimentos escolares em questões relacionadas à dislexia.
Promover o constante aprimoramento técnico e científico de seus associados mediante a sistemática obtenção e veiculação de novos conhecimentos, experiências e recursos clínicos para intervenção terapêutica.
Liderar a defesa das necessidades especiais e valorização pessoal das pessoas disléxicas, favorecendo a sua inserção na vida escolar, profissional e social.
Manter intercâmbio com entidades afins ou congêneres.
O Celebrando Restauração é um programa de Doze Passos, baseado na Bíblia, onde cremos que Jesus é nosso Poder Superior.
Nosso objetivo é ajudar pessoas a vencer seus vícios, traumas emocionais,
maus hábitos e comportamentos destrutivos.
1. Se você alguma vez já se fez uma destas perguntas:
» Como vencer aquela compulsão que domina você, apesar de todos os seus esforços para
se libertar?
» Como se libertar daquele vício que faz com que você se sinta tão mal consigo mesmo?
» Como restaurar os seus relacionamentos quebrados?
» Como reparar as mágoas, ofensas e injustiças que você cometeu? E as que você sofreu?
2. Se você entende que, em si mesmo, não há força, que você é impotente para encontrar
as soluções e respostas sozinho e que não pode mudar sem ajuda e apoio de outras
pessoas.
O Celebrando Restauração pode ajudar você. Se você precisa mudar, o problema é seu. Se
você quer mudar, o problema é nosso.
Estas são algumas características deste programa:
» É baseado na palavra de Deus
» Enfatiza a responsabilidade pessoal
» Enfatiza o compromisso com Jesus Cristo
» É aplicável a qualquer tipo de vício, trauma ou mentira auto-destrutiva
» Ajuda as pessoas…
… a ter vitória sobre aqueles pecados recorrentes
… a se libertar de maus hábitos, vícios, traumas, comportamentos disfuncionais
… a restaurar os relacionamentos quebrados
… a reparar as mágoas e ofensas cometidas
… a superar as marcas de dor da alma
...AMAR COMO JESUS AMOU...
PADRE ZEZINHO
Se você faz ou conhece algum trabalho social, este espaço é seu.
Contate-nos, por favor!
Teremos uma enorme satisfação em divulgar.
Estamos aguardando seu contato.
Bancos de leite humano precisam ser repostos:
Em todos os hospitais que fazem a coleta do material, há necessidade de renovação dos estoques.
Tobias nasceu há 28 dias e está internado no Hospital Infantil Albert Sabin, no bairro Vila União, em Fortaleza, em decorrência de uma infecção. Para se manter nutrido, ele precisa de uma quantidade de leite que a mãe, Verônica de Sousa, 22, ainda não consegue produzir. Assim como ele, dezenas de crianças também necessitam do alimento; mas, com a aproximação das festas de fim de ano, como Natal e Réveillon, muitas doadoras dos bancos de leite da cidade decidem viajar e os estoques das unidades ficam comprometidos.
No Albert Sabin, os 34 bebês internados consomem de 4 a 5 litros de leite por dia, mas nem sempre o estoque pode suprir a dieta de todos. "Mesmo com a solidariedade das outras mães, só conseguimos alimentar metade. O Hospital é referência em pediatria e os bebês passam muito tempo internados, em estado grave. A cabeça da mãe dessa criança não funciona bem, ela fica preocupada e não consegue produzir", explica a enfermeira Iraneide Valença.
O banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals (Hgcc), no Centro, precisa ofertar seis litros por dia para amamentar os 55 internos, sendo 25 somente da UTI neonatal. No entanto, a unidade só consegue fornecer de três a quatro litros por dia, segundo a enfermeira Gilvânia Ribeiro. "Não temos como dar leite para todas, então a prioridade é das crianças prematuras, em recuperação no pós-cirúrgico ou das que têm dificuldades na digestão de leite especial".
Já na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), o banco de leite contempla 60 bebês. Contudo, como a necessidade diária é de nove litros, o estoque atual pode acabar em menos de uma semana. Ainda que os auxílios cheguem a 100 litros por mês, é preciso reforçar as doações. A Meac possui motoristas que realizam a coleta domiciliar, embora as mães também possam ir à unidade de forma espontânea. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF), os números também precisam melhorar. O hospital recebe uma média de 50 bebês por mês que precisam do leite materno para se alimentarem. Apesar de contar com um veículo que recolhe o leite todos os dias da semana, em dois turnos, o estoque atual é de 15 litros de leite e a necessidade semanal é de 16 litros por semana.
Cooperação:
O pediatra Fernando Benevides, coordenador do Setor de Médio Risco Neonatal do Albert Sabin, explica que as vitaminas e imunomoduladores presentes no leite materno aumentam a resistência, evitam doenças e auxiliam no desenvolvimento dos bebês. "Nosso foco são as crianças com patologias e cirurgias, para evitar complicações e diminuir o internamento nas unidades".
Mães interessadas em contribuir podem fazer a ordenha domiciliar. Ela deve ser feita em frascos de vidro esterilizados, com as mãos higienizadas, cabelo preso e boca afastada dos seios, de preferência num local limpo. Após a coleta, o leite deve ser imediatamente armazenado na geladeira ou no freezer. Segundo recomendações do Ministério da Saúde, o leite guardado na geladeira pode ser consumido em até 24h, e por até 15 dias caso seja armazenado num freezer.(Colaborou Nícolas Paulino)
BANCOS DE LEITE EM FORTALEZA:
Hospital Infantil Albert Sabin
R. Tertuliano Sales, 544-B - Vila União - Das 07h00min. às 17h00min. - De Segunda a Sexta-Feira
Tels.: 0800 280 4169 ou 3101-4189
Hospital Geral Dr. César Cals
Av. Do Imperador, 545 - Centro - 24 horas - 0800 286 5678 ou 3101-5367
Hospital Geral de Fortaleza
R. Ávila Goulart, 900 - Papicu - 8h às 17h, de De Segunda a Sexta-Feira / Tel. 3101-3335
Maternidade-Escola
Rua Coronel Nunes de Melo, s/n - Rodolfo Teófilo - 0700min. às 19h00min. De Segunda a Sexta-Feira / 3366-8509
FONTE: Diário do Nordeste - 01:00 · 18.11.2016
TN: Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2016 - 04h15min - Manuel Pereira
No início, éramos um grupo de voluntários dispostos a levar carinho e alegria para crianças diagnosticadas com a doença em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin. Construímos um centro de excelência e referência no tratamento do câncer. Tudo isso foi conquistado de forma socialmente responsável com o auxílio de doações, empresas parceiras e pela força de vontade desses mesmos voluntários.
Desde 1996, a Associação Peter Pan, entidade sem fins lucrativos, desenvolve ações que envolvem, além do tratamento médico especializado, um verdadeiro atendimento humanizado e um eficiente processo de diagnóstico precoce, fundamental à cura, que é disseminado interior adentro, através do Núcleo Mais Vida, com projetos de capacitação em sinais e sintomas para profissionais da saúde. Nossa demanda cresce numa velocidade maior que o aumento das contribuições, por isso estamos apresentando nossa entidade para convidá-lo a se unir a essa causa para que juntos levemos esperançade vida para nossas crianças e adolescentes, e unidos busquemos transformar a história o câncer infatojuvenil no estado do ceará.
O Projeto Venus propõe uma visão alternativa do que o futuro pode ser, se aplicarmos o que já sabemos, para alcançarmos uma nova civilização mundial sustentável. Ele prescreve uma reformulação objetiva da nossa cultura, em que as deficiências milenares da guerra, pobreza, fome, dívida e sofrimento humano desnecessário sejam vistas não só como evitáveis, mas como totalmente inaceitáveis. Qualquer coisa menos que isso resultará em uma continuação do mesmo catálogo de problemas inerentes ao mundo de hoje. Atualmente, muitas pessoas acreditam que é necessário um senso de padrões éticos mais elevados, e a promulgação de leis internacionais para garantir uma sociedade global sustentável. ► Leia mais...
Programa, criado em 22 de setembro de 2010, visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (SEDUC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais. O Programa busca tornar a escola, onde estiver inserida, num espaço estratégico para transformação social, por meio da geração de uma cultura de paz, mediante políticas públicas que favoreçam ações intersetoriais e direcionem recursos financeiros, tecnológicos e intelectuais para construção de capacidades que resultem na articulação permanente entre escola, família e comunidade.
FENAJ: www.fenaj.org.br A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ, entidade sindical de direito privado, criada em 1946 e reconhecida oficialmente em 25/08/1953, com sede e foro no Distrito Federal, congrega Sindicatos de Jornalistas do Brasil e representa os jornalistas, em nível nacional, para defesa dos seus interesses profissionais do jornalista.
FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE JORNALISTAS: www.ifj.org A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ ou IFJ, na sigla em inglês) é uma federação mundial de sindicatos de jornalistas que se dedicada à promoção da
liberdade de imprensa, direitos humanos, direitos trabalhistas, democracia e combate à corrupção e à pobreza.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISMO INVESTIGATIVO:
A Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) é uma entidade privada, dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, que tem por finalidade promover, coordenar e executar ações, projetos e programas; promover e organizar seminários, simpósios e outros foros de debates sobre questões relacionadas aos objetivos, bem como eventos, cursos de formação e concursos.
A FVHD pode constituir centro de pesquisas e estudos para o desenvolvimento e a difusão da cultura, política, ecologia e meio ambiente; colaborar com os poderes públicos e com as instituições culturais e ambientais particulares, em tudo quanto condiga com o progresso político, ambiental e cultural do país; criar centros educacionais de natureza assistencial, destinadas à formação política, ambiental e cultural de crianças, jovens e adultos.
A FVHD foi instituída com fundamento no Código Civil, artigos 2.031 e 2.032, protocolada e registrada no cartório do 3º Ofício de Notas e Protestos de Títulos do Distrito Federal sob o nº 073103, em 25/07/2007.
A ACT+ é uma organização não governamental focada no controle do tabagismo e no controle das doenças crônicas não transmissíveis. São promovidas e executadas ações de advocacy, mobilização, comunicação, pesquisas e acompanhamento da implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco e do Plano de Ações para o Enfrentamento das DCNT. As atividades são realizadas com o apoio de uma rede formada por representantes da sociedade civil e cidadãos comprometidos com a promoção da saúde pública.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.
O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A. não há taxas ou mensalidades, somos autossuficientes, graças às nossas próprias contribuições.
A.A. não está ligada a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição; não deseja entrar em qualquer controvérsia; não apóia nem combate quaisquer causas.
Nosso propósito primordial é mantermo-nos sóbrios e ajudarmos outros alcoólicos a alcançarem a sobriedade.
a ação da Diaconia, de seus parceiros e de redes para uma atuação efetiva em políticas públicas relacionadas com os Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCAs) tendo como ênfase a soberania, segurança alimentar e hídrica; meio ambiente e clima; relações de gênero;geração de trabalho e renda; direitos da infância e adolescência e juventudes.
Trabalhar:
com igrejas, redes e grupos religiosos engajados, para intervirem nos campos sociais e de políticas públicas.
Apoiar:
organizações parceiras através de capacitações que visam seu desenvolvimento autônomo.
Contribuir:
com a ampliação da cooperação internacional, investindo nas parcerias entre os países da América Latina e Caribe (Sul – Sul) e entre os países da Europa e América do Norte (Sul – Norte – Sul), para atuarem em defesa dos Direitos Humanos.