DIVULGUE SUA EMPRESA NESTE SITE, EM NOSSAS REDES SOCIAIS E EM NOSSAS RÁDIOS.
JORNALISMO:
As noticias desta página estão logo após a HISTÓRIA DA BARRA DO CEARÁ e as PUBLICIDADES.
Aperte o Play e Ouça Grandes Sucessos.
A Rádio da Barra do Ceará e Adjascência. Anuncie conosco!
BARRA DO CEARÁ-O POUCO DE SUA HISTÓRIA:
A BARRA DO CEARÁ é o BAIRRO mais antigo da cidade de Fortaleza, no Estado do Ceará. A população da Barra, pelo censo de 2000, era de 69.317 habitantes, sendo o segundo bairro mais populoso da capital cearense, perdendo apenas para o Mondubim.
Apesar da atual fama negativa (por conta de seus diversos problemas sociais), a região possui importância histórica não somente para a capital, como também para o estado.
O bairro é considerado o berço histórico do estado por ter sido o local onde o Capitão-mor Pero Coelho iniciou a colonização do território construindo o FORTIM DE SÃO TIAGO, no ano de1604. Devido aos ataques indígenas e de secas que ocorreram no território, Pero Coelho deixa o Ceará.
Devido a necessidades da reconquista do Estado do Maranhão, Martim Soares Moreno veio ao Ceará. No mesmo local que Pero Coelho construiu o Fortim, este ergueu, a 20 de janeiro de 1612, o FORTIM DE SÃO SEBASTIÃO. Em 1613, JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE, visitou este fortim e convidou Soares Moreno a participar da expedição contra os franceses no Maranhão.
De volta ao Ceará em 1621, Martins Soares Moreno encontrou o forte em ruínas mas reconstruiu-o tratando de apaziguar os indígenas, distribuiu sementes, mudas de cana-de-açúcar e gado, procurando lançar as bases da prosperidade da Capitania. Este Permaneceu na terra até 1631, quando teve de mudar-se para PERNAMBUCO para lutar contra os holandeses. No comando do fortim ficaram DOMINGOS DA VEIGA CABRAL e BARTOLOMEU DE BRITO FREIRE.
Em 26 de outubro de 1637, em estado precaríssimo, o fortim foi tomado pela expedição de George Gartsman e Henderick Huss, ficando sua guarda sob a responsabilidade do tenente Van Hans, posteriormente substituído por GEDEON MORRIS. Deste período existe um mapa holandês de 1640, no qual é mostrado a planta do forte, caminhos e a natureza ao redor.
HISTÓRIA:
Em 1644, foi o forte assaltado e destruído por índios revoltados. Nesta revolta, GEDEON MORRES e sua tropa foram mortos.
Quando os holandeses estiveram no Ceará, estes fizeram mapas que mostra como era o forte e as construções ao redor deste. Já no mapa de 1649, esta descrito os nomes dos riachos Igcatu e Piraocai que desaguam no RIO CEARÁ, bem como nomes de alguns moradores, como o VELHO CARAJÁ e FRANCISCO ARAGIBA, que tinham suas habitações próximo ao forte.
GEOGRAFIA:
Possui duas praias ao longo de sua parte costeira com largas faixas de areia clara e fofa, sendo a primeira, chamada de praia das GOIABEIRAS e a segunda PRAIA DA BARRA,(ou praia do Araújo), esta última vai ao encontro do RIO CEARÁ, de onde pode-se admirar o mais belo PÔR DO SOL de Fortaleza, onde se situa o PÓLO DE LAZER, foi construída a Praça de Santiago, em homenagem ao primeiro forte levantado naquele bairro.
A prefeitura concluiu um projeto de uma longa avenida de pista dupla com nome de VILA DO MAR, que interliga todos os bairros costeiros da zona oeste, começando da Barra, até o antigo "Autódromo da Leste Oeste", no bairro JACARECANGA.
Limitando-se com o município de CAUACAI, o acesso à cidade vizinha é feito por meio da ponte sobre o Rio Ceará, chegando-se ao litoral oeste do estado, onde estão as famosas praias de COMBUCO, TAÍBA, ICARAÍ, LAGOÍNHA e FLEXEIRAS, dentre outras.
ESPORTE E CULTURA:
A Barra do Ceará tem uma forte expressão esportiva e artística. É sede do FERROVIÁRIO ATLÉTICO CLUBE, um dos mais tradicionais times do futebol cearense. Também recebeu o primeiro Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte de Fortaleza, O CUCA, onde funcionou um dos clubes mais populares de Fortaleza, o CLUBE DE REGATAS BARRA DO CEARÁ.
É também ninho de compositores inspirados pelo bairro, como BERNARDO NETO, ENOC MORAIS E GLAUCO KING, este último vindo de um extinto grupo de rock chamado de BONECAS DA BARRA.
FONTE: Wikipédia.org
TNF: Segunda-feira, 17 de Julho de 2023 – 17h00min
Manuel Pereira-Jorn. Mte.Insc.3543/Ce-2016
ANUNCIE AQUÍ.
NOSSAS REDES SOCIAIS:
https://www.instagram.com/radioluzdonordeste/
https://wa.me/message/MMH3QL3UQFK6A1
PRODUTOS DIVERSOS:
https://www.facebook.com/superoffertasweb
PRODUTOS FEMININOS:
https://www.facebook.com/delasepraelas/
O VOLUME DE VENDAS DO VAREJO BRASILEIRO
RECUOU 1,0%, ENTRE ABRIL E MAIO:
A média móvel trimestral também apresentou queda, de -0,1%.
Esta é a primeira taxa negativa após nove meses de altas. Porém, o acumulado do ano chegou a 1,3% e o acumulado de 12 meses em 0,8%.
O patamar de vendas do varejo está 3,6% abaixo do recorde, que foi em outubro de 2020.
O índice inclui setores que comercializam combustíveis, alimentos, vestuário, móveis, artigos farmacêuticos, livros e papelaria, material de informática e artigos de uso pessoal e doméstico.
Quatro atividades recuaram: Tecidos, vestuário e calçados (-3,3%), Hipermercado, supermercados e produtos alimentícios (-3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,3%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,7%).
Outras quatro tiveram crescimento: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), Combustíveis e lubrificantes (1,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%).
Já o comércio varejista ampliado inclui veículos, materiais de construção, e produtos alimentícios de bebida e fumo.
Para ele, Veículos e motos, partes e peças, cresceram 2,1%, enquanto Material de Construção teve queda de 0,9% na passagem de abril para maio de 2023.
Incluindo todos os itens mensurados, em média o comércio varejista ampliado teve queda de 1,1% frente a abril. Porém, em relação a maio de 2022, o índice subiu 3,0% e este é o quinto mês consecutivo de variações positivas.
FONTE: Agencia Brasil 61
DATA DE PUBLICAÇÃO:
14/07/2023 - 20h45min.
TRIBUNA DO NORDESTE FORTALEZA
Segunda-feira,17/07/2023-11h58min.
CONTATOS:
(85) 9.8123-1277