Nápoles se une em luto por filho adotivo Maradona.
Torcedores foram ao estádio do Napoli nesta quinta-feira (26) para prestar homenagem a Diego Armando Maradona, chorando a morte de um homem que adquiriu status de semideus na cidade italiana de Nápoles, onde mostrou um pouco de seu futebol mais sublime.
Maradona deixou Nápoles quase 30 anos atrás, mas seu espírito nunca partiu (um mural gigantesco do argentino baixinho ainda encara as ruas engarrafadas, e sua foto aparece ao lado de imagens de santos em vitrines de lojas).
Centenas de cachecóis azuis e brancos do Napoli foram atados às grades diante do estádio da equipe, e flores, desenhos de crianças, velas e até uma garrafa de vinho foram depositados ao longo da calçada em um santuário improvisado que crescia rapidamente.
“Ele foi único, representou tudo, tudo para nós, napolitanos”, disse o torcedor Gianni Autiero à Reuters, contemplando em lágrimas o retrato imenso de Maradona que enfeita a fachada de um bloco de apartamentos de dez andares.
“Só chorei por algumas pessoas na vida, e Diego é uma delas”, declarou.
A notícia da morte de Maradona na última quarta-feira (25) levou milhares de napolitanos chocados às ruas à noite, apesar de um lockdown pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), e a tristeza não parecia diminuir ao amanhecer do dia.
“Ontem, toda a cidade de Nápoles morreu junto com a Argentina”, disse Lorenzo Rubino, de 26 anos, que nem era nascido quando Maradona jogava no Napoli. “Não chorava desde a morte de minha mãe, dois anos atrás”, concluiu.
FONTE: Agência Brasil 61 - 26/11/2020 - 17h01min.
TNF - Quinta-feira, 26/11/2020 - 20h11min.
Manuel Pereira - Reg. MTe nº 3543/Ce. - 2016
P R O T E S T O S:
CRÉDITOS; © Reuters
Nesta terça-feira (5), manifestantes foram até a porta do CT Joan Gamper, em Barcelona, e fizeram um ato de repúdio ao jogo que será realizado em Jerusalém. Com bandeiras da Palestina e uniformes tingidos de vermelho para simbolizar sangue, as pessoas presentes no protesto manifestaram contra a decisão da federação argentina (AFA, na sigla em espanhol) de levar a seleção para um jogo pré-Copa do Mundo no país.O duelo já gerou diversas manifestações contra a Argentina. A Liga Árabe, organização de países sediada no Cairo, no Egito, divulgou um comunicado na última semana sobre a partida. Neste comunicado, representantes do Estado da Palestina na entidade dizem que Israel "aproveita" esse tipo de eventos para atender seus "propósitos políticos que não têm relação com o esporte, além de agredir os direitos do povo palestino". O comunicado ainda cita que no estádio Teddy Kollek, onde acontecerá o amistoso, foi "construído sobre um dos povoados palestinos destruídos pela ocupação israelense". Já na segunda-feira, um grupo formado por 70 crianças palestinas escreveu uma carta ao jogador argentino Lionel Messi para pedir que não dispute o amistoso. Já em Israel, o amistoso é ansiosamente esperado e em apenas 20 minutos, foram vendidos quase todos os 34 mil ingressos disponíveis perante a oportunidade de ver estrelas como Messi, do Barcelona, Sergio Agüero, do Manchester City, e Angel Di María, do Paris Saint-Germain. Com informações da Folhapress.
FONTE: Notícias ao Minuto - 05/06/18 - Por Folhapress
TNF: Terça-feira, 05/06/18 - 14h50min.
Hyoran comemora gol na vitória sobre o Alianza Lima (Ernesto Benavides/AFP/Getty Images)
O Palmeiras é o melhor time da Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira, o Verdão não teve dificuldades para vencer o Alianza Lima por 3 a 1 no estádio Alejandro Villanueva e, assim, garantir a primeira colocação do Grupo 8 e se manter na liderança geral do torneio. Willian, Hyoran e Borja marcaram os tentos alviverdes. Cruzado descontou.
A decisão de colocar um time quase todo reserva (apenas Jailson e Borja foram titulares) em campo para jogar pela Libertadores parecia duvidosa, mas se mostrou acertada em poucos minutos. Desde o início o Alviverde teve amplo domínio ofensivo, marcando pressão mesmo longe de seus domínios.
A superioridade palestrina resultou em gol aos 19 minutos, em jogada que teve pivô de Borja e assistência de Moisés para que Willian abrisse o marcador. O tento não mudou a postura palestrina, que se manteve no 4-2-3-1 postado no campo de ataque.
Curiosamente, quem destoava na boa atuação palestrina era justamente Borja, um dos únicos titulares. Em compensação, Moisés, atuando como verdadeiro camisa 10, e Hyoran, que fez apenas seu segundo jogo no ano, aproveitaram bem as oportunidades.
Com 31 jogados, Moisés deu passe de letra para Hyoran, que entrou na área e fuzilou com a canhota. Na sequência, o camisa 28 teve outra boa oportunidade, cortou a marcação e acertou belo chute no travessão.
Na etapa final o desenho se manteve. Quando passava do meio-campo, bastava ao Palmeiras acertar uma sequência de cinco passes para que um atleta ficasse de frente para o gol. Assim, o Maior Campeão do Brasil, fez o terceiro aos 21, com Mayke deixando Borja livre para empurrar para o gol.
Por fim, houve festa em Lima. O Alianza, eliminado da Libertadores, conseguiu marcar seu primeiro gol na competição, muito graças a arbitragem. Thiago Martins encostou em Hohberg dentro da área, o árbitro anotou a penalidade e Cruzado converteu.
FICHA TÉCNICA
ALIANZA LIMA 1 x 3 PALMEIRAS
Local: Estádio Alejandro Villanueva, em Lima (PER)
Data: 03 de maio de 2018, quinta-feira
Horário: 21h30 (Brasília)
Árbitro: Gery Vargas (URU)
Assistentes: Edwaar Saavedra e Jose Antelo (URU)
Cartões amarelos: Garro, Qevedro, Duclós e Velarde (ALIANZA); Luan (PALMEIRAS)
GOLS
ALIANZA LIMA: Cruzado, aos 26 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Willian, aos 19, Hyoran, aos 31 minutos do primeiro tempo; Borja, aos 21 minutos da etapa final
ALIANZA LIMA: Campos; Garro, Miguel Araujo, Fuentes e Duclós; Tomás Costa, Vilchez (Maxi Lemos), Hohberg, Cruzado e Velarde (Pósito); Quevedo
Técnico: Pablo Bengoechea
PALMEIRAS: Jailson; Mayke, Thiago Martins, Luan (Emerson Santos) e Victor Luis; Thiago Santos e Tchê Tchê; Hyoran, Moisés e Willian; Borja (Deyverson)
Técnico: Roger Machado
FONTE: Yahoo Esportes- 03/05/18